Acerca de nós

  

Na Exortação Apostólica para o novo milénio, recomenda o Santo Padre que se assegure uma especial atenção à pastoral familiar de modo a enfrentar a crise radical e generalizada desta instituição familiar (NMI 47). Na verdade, os sinais de crise parecem ter crescido nos últimos anos, desde o aumento dos divórcios, à diminuição de casamentos celebrados oficialmente, ao questionamento do conceito de família, à diminuição de nascimentos, às dificuldades de educação por parte das famílias, etc.

A Igreja sempre considerou uma obrigação importante o apoio às famílias para que possam viver o sacramento do matrimónio. Segundo o Direito Canónico, são consideradas como acções integrantes da pastoral familiar: 1- a catequese sobre o significado do matrimónio e as tarefas dos esposos e pais; 2- a preparação dos noivos para a celebração do matrimónio; 3- a celebração frutuosa do sacramento; 4- a ajuda prestada aos casais para que vivam em plenitude a santidade do matrimónio ( Cf cânone 1063).

Perante as dificuldades acrescidas da vivência do ideal do matrimónio cristão, a Igreja precisa de implementar a pastoral familiar cuidando mais empenhadamente da preparação para o matrimónio e da formação de pais e educadores bem como de adultos e jovens. Neste sentido, muitos e importantes passos têm sido dados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral familiar. Criado em 1980 na Diocese de Santarém, este organismo realizou acções notáveis para estruturar a pastoral familiar, como a implantação do CPM na Diocese e a promoção de vários cursos de formação na área da família. Continuando estas actividades torna-se necessário, neste momento, alargar a acção do Secretariado Diocesano de modo que possa atingir todos os jovens que desejam contrair o sacramento do Matrimónio com uma formação indispensável “ que os disponha para a santidade e para as obrigações do seu novo estado” ( cânone 1063, § 2). Na verdade damos conta que muitos contraem matrimónio na Igreja sem consciência clara dos compromissos que constam do projecto do matrimónio católico. É também urgente, por outro lado, consciencializar e preparar para a sua missão, a generalidade de famílias e educadores sobretudo dos que pedem o Baptismo e a catequese para os filhos.

                                                                           + Manuel Pelino Domingues. Bispo de Santarém

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Queridos Amigos!

Em primeiro lugar, quero desejar-vos um Ano de 2009 pleno de Paz, Esperança e Alegria.

Creio que o grande desafio que nos é feito é, na verdade, o de procurarmos viver esta trilogia de valores enraizados na sua Fonte: Deus, e partilhados na Família Humana que o Senhor Jesus assumiu para nascer, crescer, amadurecer…viver!

Neste nosso tempo, em que sentimos a Família à procura de si mesma, isto é, da sua identidade, por vezes num caleidoscópio de opiniões e formas, importa procurarmos o verdadeiro e pleno sentido da Família. E, por isso mesmo, vale a pena propor uma refontalização familiar, ou seja, uma reflexão – síntese profunda e articulada entre a Fé e os Sinais dos Tempos, por forma a fazermos caminho em aggiornamento (como disse João XXIII), vivendo a Família como a “célula fundamental da sociedade” (como nos legou João Paulo II, no documento Familiaris Consortio).

É neste trilho que se situa o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar. Integrado no organismo eclesial diocesano, pretende ser uma presença de Paz, de Esperança e Alegria e, ao mesmo tempo, um eco sempre actual do repto profético de João Paulo II: “Família, torna-te aquilo que és!”

Contem connosco para este Caminho! Contamos igualmente convosco, todos, para tão grande e bela Missão: sermos uma Família onde o Amor de Deus que Jesus nos veio trazer vá sendo a realidade mais profunda que nos sustenta e dá sentido a tudo o somos e fazemos.

Um abraço no Deus que nos une a todos

 

Pe Luis Carlos
 

História do Projecto

Apresentação em Powerpoint da Pastoral Familiar da Diocese de Santarém

PSecretariado diocesano.ppt (250,5 kB)

Procurar no site

© 2008 All rights reserved.